n º 82 – O Contraditório…

Prezados leitores / amigos,

O princípio do contraditório, que é inerente ao direito de defesa, é decorrente da bilateralidade do processo: quando uma das partes alega alguma coisa, há de ser ouvida também a outra, dando-lhe a oportunidade de resposta … .”

Entendo que quaisquer avaliações ou análises devam sempre levar em conta o contraditório, entendido, em seu aspecto jurídico mais estrito, como acima exposto. Mas o conceito pode e deve ser aplicado de forma mais geral. Ocorreu-me que, desde o Desmonte nº 35, divulgado no dia 07 de janeiro de 2019 – lá se vão 48 números dos Desmontes, ao longo de quase três anos e meio –, venho criticando fortemente o governo Bolsonaro, sua política econômica e tudo mais que representa. Mas não dei vaza ao princípio do contraditório! Eis que me ocorreu uma oportunidade preciosa que não deixei escapar: obtive conhecimento(*) sobre o que pensa realmente  Bolsonaro sobre alguns dos principais assuntos de seu governo.  O que consta seguir, portanto, é depoimento inédito, de maior importância, que terá grande repercussão!…  Uma observação: não reproduzo exatamente todos os termos usados pelo presidente (alguns são apenas sugeridos), em prol da conveniência de manter-se um texto que não vá chocar  os mais sensíveis. Seguem-se, portanto, as opiniões de Bolsonaro,  sem retoques, sobre alguns assuntos que selecionei:

“Eleições – golpe

Esses negócios ai é minha única preocupação, Danem-se os problemas com que me aporrinham diariamente. F_ _ _ _-se todos. Aliás, todos não. Sou obrigado a puxar o saco dos tais evangélicos, o que é uma m_ _ _ _,  pois  tenho que fazer cara de piedoso por vezes muito tempo! E tá na cara que acho tudo aquilo uma bab _ _ _ _ _ _ . Mas, sem eles, ai mesmo é que não posso ganhar do Nove Dedos.  Além do mais, a Michele e o Malafaia vivem me enchendo o saco para que vá às  cerimônias deles! A parte boa é quando piloto uma moto com meus apoiadores e passeio pelas cidades. Sinto-me um gramde líder! Como é que é? Não é ainda hora de fazer propaganda? Ora fo _ _ -se o Tribunal  Eleitoral. Faço o que eu quero e pronto, nada acontece comigo!

Sobre o golpe, ele está na boca de todo mundo depois de muita propaganda minha. Dizem que sou burro, mas não sou isto ai, não. Se eu ver que vou perder mesmo para o Nove Dedos, ai não tenho outro jeito. Agora, dessa vez.  parece que fiz tudo direitinho, inclusive armei bastante o pessoal dos CAC e cansei de ir a cultos e a todo tipo de cerimônias de oficiais, sargentos e cabos das FFFA e das polícias. Acho que vou ter um retorno disso ai! Sem contar os amigos milicianos do Rio! Meu filho Carlos e o gabinete de ódio tem sido incansáveis em estimular a virada de mesa. Mas tem um careca lá do Supremo que vive me sacaneando. Deve ser comuna enrustido!

Militares – Urnas

Confesso que não fui bom militar. Vivia pensando em dar alguma faiscada em ouro nas horas vagas ou em explodir adutoras. Mas gosto muito porque eles ficam mexendo em armas e são treinados para eliminar inimigos! A disciplina é muito chata.  É verdade que fui expulso do Exército, mas já fui a forra. Botei vários generais pra fora do governo, deixando claro quem é que manda nesta m_ _ _ _. Além disso, confesso que  dá muito tesão afirmar que sou o Comandante Supremo das FFAA! Sinto-me quase como um imperador! Com algum jeitinho, você pode fazer com que alguns deles esqueçam o juramento à Constituição, essas bobagens, e passem  a fazer o que estabeleço para eles Isto tem sido muito útil sobre tumultuar isso de   urnas eletrônicas. O Paulo Sérgio é um bom exemplo disso ai. Aliás, tenho que destruir essa porcaria. A contagem manual  dos votos é muito boa para mim… ! E a tal Constituição, hein? Papel chato que fica impedindo a gente de fazer o que é bom.

Economia

É das coisas mais aporrinhativas! Fui muito claro desde a eleição: não entendo nada dessa m_ _ _ _! Pensei que pudesse deixar tudo com o Guedes. Afinal, se ele tem tanta grana nos paraísos fiscais deve entender bem do assunto! E ele veio muito bem recomendado por sua participação no ótimo governo  do Pinochê. Mas agora estou achando também que ele não entende p_ _ _ _ nenhuma. Tudo que ele diz não acontece! O caso da Petrobras é típico: ficam aumentando o preço do diesel, do gás e da gasolina. Será que esses filhos   _  _   _ _ _ _ não entendem que perco voto assim? Estão me dizendo que a solução é acabar com o tal preço internacional. Baba  _ _ _ _ _ , não posso pensar nisso de forma alguma. Já me disseram que iria desagradar os amigos do Mercado e o pessoal da bolsa lá dos americanos.

Política externa

Outro assunto m _ _ _ _! Ainda bem que tem uns engravatadinhos lá do Itamarati – tudo bichinha, não sabem nem mexer num fuzil! – que tratam disso ai. Não fui bem nisso, não. Quando vou a reunião no exterior ficam me esnobando. Pra não ficar sozinho com meu ajudante de ordens, também mostro que não dou a menor bola e fico contando piadinha pros garçons (eles não riem mas também  não entendem nada do que falo …). Com o Putin eu gostei. Foi chato ter que tomar vacina, mas dei uma  entrada em possível ajuda dele aqui nas  eleições (como ele fez com meu amigo Trump) e ele ficou de pensar, Bem mais educado do que o Biden. Quando toquei no assunto com ele, não é que o gringo fingiu que não ouviu?! Americanos arrogantes!

Meio ambiente

De fato a vida de um presidente é dura (embora eu dê tudo para continuar mais quatro anos!). Sou obrigado a lidar com gente afrescalhada que gosta de bichinhos, de árvores e de índios  e não quer deixar meus amigos do agro fazer queimadas, usar mais agrotóxicos  e aumentar suas plantações. Afinal, estão prejudicando empreendedores que são vitais para o Brasil! Sem a comida que mandamos pra fora o mundo  vai passar fome! E não me venham falar daqueles dois    b  _ _ _ _ _ _ que acabaram de ser mortos na Amazônia. Quem procura, acha,  rs rs. ”

Fico satisfeito ao final dessa transcrição. Afinal, foi apresentado o  contraditório  de Bolsonaro e ele nada apresenta de infundado em relação ao que venho escrevendo …   

Inclui no Anexo, como costumo, algumas notícias sobre assuntos vários que  parecem  merecer maior atenção.

Agradecendo aos amigos que manifestaram satisfação com esses escritos, deixo a todos o meu abraço cordial. Até o próximo Desmonte!

 Luiz Philippe da Costa Fernandes

(*) ESCLARECIMENTO AO TSE, FELIZMENTE VIGILANTE: QUALQUER SEMELHANÇA, COM O QUE DIZ REALMENTE BOLSONARO, É MERAMENTE INTENCIONAL. 

ARTIGOS SELECIONADOS PARA O DESMONTE Nº 82

-“Até O Globo admite que dinheiro da entrega da Eletrobras vai escoar pelo ralo” – 08 JUN.
“Capitalização da estatal deverá engordar os cofres públicos em R$ 25 bilhões, valor abaixo dos R$ 40 bilhões que serão gastos com os subsídios para o diesel e gás. O anúncio do pacote de bondades do … Bolsonaro (PL) para segurar os preços do diesel e do gás por meio de subsídios deverá consumir a totalidade dos recursos que serão levantados com a privatização da Eletrobras, maior empresa de energia da América Latina…. De acordo com o jornal O Globo, que defende a política econômica neoliberal do … Paulo Guedes, o governo pretendia utilizar os recursos [da] privatização para pagar dívidas, mas a situação mudou diante do risco de desabastecimento, da alta da inflação e da aproximação das eleições.“

– “Itamaraty vê pedido de Bolsonaro a Biden como violação da independência, relata Jamil Chade” – 12 JUN.
“O ocupante do Planalto pediu ao presidente dos EUA que o ajude a derrotar Lula nas eleições em outubro e lembrou que é aliado da potência estrangeira. O pedido de Jair Bolsonaro … gerou ‘constrangimento e vergonha’ no Itamaraty’.”

– “New York Times diz que Bolsonaro tem apoio dos militares para contestar as eleições e tentar um golpe de estado no Brasil” – 13 JUN.
“Reportagem assinada por Jack Nicas, chefe do escritório do jornal no Brasil, aponta que o risco é real e não pode ser subestimado.”

– “ONU entra em alerta para eleições no Brasil, pede instituições fortes e cita violações dos direitos humanos” – 13 JUN.
“A Alta Comissária de Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet, cobra independência das instituições brasileiras em ano de eleição e mostra preocupação com a violência…. ‘No Brasil, estou alarmada com as ameaças contra os defensores dos direitos humanos ambientais e os povos indígenas, incluindo a exposição à contaminação por mineração ilegal de ouro’.”

– "Os generais silenciosos sabem o que todos querem saber” – Moisés Mendes – 18 JUN.
Generais [da reserva] … são, nas aparências, apenas soldados alijados de combates. Mas podem muitas vezes saber mais do que colegas ainda fardados ,,, . O Brasil tem pelo menos quatro militares que sabem o que poderia acontecer se Bolsonaro decidisse transformar o blefe em golpe … o general … Azevedo e Silva, ex-ministro da Defesa, o general Edson … Pujol, ex-chefe do Exército, o almirante Ilques … , ex-chefe da Marinha, e o tenente-brigadeiro … Bermudez, ex-chefe da Aeronáutica, acumularam informações que são muito mais do que … sensores de sentimentos no meio militar. Eles e pelo menos uma dúzia de generais forçados a deixar o governo, alguns por ordem dos filhos de Bolsonaro, sabem … muito do que poucos de fato são sabedores. São homens naturalmente silenciosos …. … Azevedo e Silva, Pujol, Barbosa e Bermudez (e mais Santos Cruz, Rêgo Barros, Franklimberg de Freitas, Juarez Cunha e João Carlos … e tantos outros generais) foram abatidos por um poder que não têm. Nenhum deles tem voto. É o que Bolsonaro teve em abundância em 2018 … 57,7 milhões de votos. ,,, A maioria se cala, porque Bolsonaro tem poder político e base eleitoral e social. O chefe supremo das Forças Armadas [também] está montado … agora sob a proteção do centrão. Depois da eleição deste ano, Bolsonaro … pode também ser apenas um derrotado bem votado. Se perder no primeiro turno, terá sofrido uma derrota histórica. Esse Bolsonaro … antecipa que não aceitará a condição de perdedor. Não há como escamotear, nessas circunstâncias, o dilema dos generais … que se curvaram a Bolsonaro … um sujeito que pode não ser nada daqui a menos de quatro meses. Os generais que deixaram o governo sabem que um Bolsonaro derrotado será apenas um golpista assustado. E que o golpe só existirá de fato se os generais que ficaram tiverem uma dessas duas certezas a seguir. A primeira certeza: o golpe é deles, de todos os militares, e não só de Bolsonaro, e por isso deve ser aplicado. A segunda certeza: vale a pena submeter-se ao comando de Bolsonaro e dar suporte militar ao golpe, mesmo que seus desdobramentos sejam imprevisíveis. Mas os generais … sabem que um golpe precisa ser legitimado. Sabem que um golpe com Bolsonaro pode arrastar as Forças Armadas para uma vala funda e escura … “

-“Desmonte: militares ou policiais chefiam 21 de 39 coordenações da Funai” – 19 JUN.
“Grupo Indígenas Associados denuncia ‘descaso’ do governo federal com órgão que deveria zelar pela proteção das populações indígenas.”

– “Guedes está privatizando a Petrobras” – 20 JUN.
“Paulo Guedes está jogando a Petrobras no lixo. E … dentro do lixo exista gente de boca aberta, faminta por receber de mão beijada esse presente do ministro. Enquanto você lê este texto … o Governo está negociando com a Câmara um projeto de lei que permita à União começar a se desfazer das ações da companhia até perder o controle da empresa. Isso mesmo: o plano é que o governo venda as NOSSAS AÇÕES para transformar a Petrobras numa ‘corporation’, como eles chamam. … o uso da linguagem burocrática pra dizer que a empresa terá seu capital pulverizado no mercado, como estão fazendo com a Eletrobras. … É mais uma etapa da guerra comercial da qual a empresa é alvo e vítima. A pressa parece evidente: todos no governo sabem que Jair Bolsonaro tem grandes chances de perder a eleição.”

“Eleições: agora é o ministro da Justiça quem ameaça o TSE” – 21 JUN.
“O Ministério da Justiça enviou um ofício ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na sexta-feira passada, para informar que participará, por intermédio da Polícia Federal, de todas as etapas de fiscalização e auditoria das urnas eletrônicas e de ‘sistemas e programas computacionais eleitorais’. A pasta menciona, inclusive, a possibilidade de desenvolver ‘programas próprios’ para verificação dos equipamentos. A comunicação, de tom incisivo, é inédita e causou estranheza entre alguns membros do tribunal.”

– “Ministro da Defesa diz ao TSE que vai indicar nomes de militares para fiscalizar urnas” – 21 JUN.
“ O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, enviou um novo ofício na noite de segunda-feira, 20, ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, no qual informa que encaminhará nomes de técnicos militares para atuarem como representantes das Forças Armadas na fiscalização das urnas eletrônicas. Segundo um servidor do TSE, o documento enviado pelo Ministério foi recebido com surpresa, pois não há precedentes na história da Justiça Eleitoral…. A legislação eleitoral prevê a participação dos militares como fiscalizadores das eleições e auditores das urnas. A função, no entanto, é compartilhada com dezenas de instituições, como a Polícia Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal…..” 

Esta notícia e a anterior causaram-me particular desconforto. A respeito fiz assinalar em meu Facebook: “Intolerável o Ministério da Defesa imiscuir-se em assuntos de responsabilidade constitucional do TSE! Considerada, ainda, a intempestiva intenção do Ministério da Justiça, indicada na postagem anterior, também buscando interferir no processo eleitoral, chega-se à triste constatação de que parece acelerar-se, de forma coordenada, um atentado contra os valores democráticos em nosso País. Cabe reagir a tal estado de coisas. Até quando vamos conviver com tal ambiente de agitação? Parece que o desespero está batendo em Bolsonaro e em suas hostes! Fica cada vez mais evidente a derrota no primeiro turno!

“Líder dos caminhoneiros diz que Bolsonaro mente e joga população contra a Petrobrás” – 22 JUN.
“Os caminhoneiros não se convenceram das medidas anunciadas pelo governo e o Congresso para contornar a crise dos elevados preços dos combustíveis. A categoria continua a ver nos gestos de Jair Bolsonaro apenas novas formas de jogar o assunto para frente, devido ao calendário eleitoral. Em carta emitida nesta terça-feira, 21, o presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace Landim, conhecido como Chorão, voltou a criticar as ações do governo …’A grande falha e incompetência do governo Bolsonaro foi não ter reestruturado a Petrobras e suas operações no início do governo, de não ter dado início a mudanças estruturantes na empresa, e o principal de não ter cumprido suas palavras com os caminhoneiros’, diz Landim. ‘Bolsonaro mentiu e agora quer colocar a categoria e o povo brasileiro contra a Petrobras’.”