A Reconstrução do País n° 1 – Preparando o terreno para uma proveitosa colheita

Prezados leitores/amigos,

Tem início, hoje, uma nova série (aperiódica) denominada, sugestivamente,  “A Reconstrução do País”. É impressionante verificar-se a capacidade de destruição de políticas, procedimentos e práticas demostrada ao longo dos dois anos de governo Temer, e, mais decisivamente, dos quatro de Bolsonaro. Tais desmandos foram documentados ao longo de 87 números da série “Desmonte do Estado Brasileiro e da Soberania Nacional”. Sim, de fato o País assistiu a um verdadeiro Desmonte, até de forma planejada, em certos casos. Nada mais compreensível, assim, que a um Desmonte, venha a ocorrer uma ansiada “Reconstrução”.

Quem teve a paciência de aguentar os “Desmontes … ” deste modesto escriba, deve lembrar que o  último nº (o 87) foi datado 13 de dezembro p. p. E até prematuramente,  pois não se podia imaginar que, após a marcante  cerimônia de posse de Lula, cheia de emoção, de simbolismo e  … de público, viesse a ter lugar um vergonhoso dia  Oito de Janeiro, a tentativa de golpe de estado que ficará marcada em nossa História, pelos requintes de baderna e terrorismo, com a invasão e destruição parcial dos   palácios dos três Poderes, em Brasília, símbolos de nossas Instituições maiores. Verdade que, no dia da diplomação, 12 de dezembro, já foram presenciados alguns atos de selvageria em Brasília,  assunto que chegou a  ser objeto de consideração no Desmonte nº 87. Mas todos  imaginaram que a barbárie ficaria por ai. 

Por sorte, no dia 8 não ocorreu nenhuma morte, como no caso do modelo fielmente seguido – a invasão do Capitólio, em Washington.

A meu ver, o planejamento bolsominiano baseava-se na aceitação, por Lula, de um GLO, ante o vulto da baderna criada e a possibilidade de que atos extremistas  se estendessem  a outros pontos do território nacional. Em boa hora, Lula, com seu aguçado faro político, não aceitou a alternativa,  imediatamente considerada e pressurosamente levada ao mandatário maior  pelo ministro Múcio …

Cabe mencionar que a perspectiva de redigir esta nova série sobre a “Reconstrução  …” é motivo de muita satisfação  quando comparada com a  dos “Desmontes …”, plena  de relatos de vilezas e atentados ao Estado de Direito e à própria Constituição.  Agora, trata-se de alinhar boas notícias. em prol da recomposição de tudo o que foi destruído nos quatro (longos) anos da gestão Bolsonaro e mais dois do governo Temer.

As notícias relacionadas no Anexo visam recordar (mas não exclusivamente)  alguns eventos  mais significativos da primeira e mais urgente tarefa do novo governo: a limpeza da área política e administrativa, com  a demissão de grande número de militares e de bolsominions de todos os matrizes,

Ao final, alguns poucos destaques:

Enfrentamento com o Banco Central

O enfrentamento de Lula com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pelas raivosas reações do “Mercado”, deixa claro que o atual governo tocou em “nervo exposto” … De fato, não inspira confiança um presidente do BC que, ainda em janeiro, trocava mensagens em grupo formado por ex-ministros de Bolsonaro. E que usou, em várias ocasiões, a camisa da seleção, deixando claro o seu apoio ao ex-presidente. Há fundada suspeita de que a política do BC em curso, mantendo a taxa de juro mais alta do mundo (13,75% ao ano, ou 8% acima da inflação, o dobro da segunda, do México) aliada a uma taxa de inflação muito baixa (3,25%) vise, ao final, prejudicar gravemente a política desenvolvimentista de Lula e sua bandeira de diminuir a desigualdade social, pela atenção preferencial aos mais necessitados, senão até mesmo levar o País a uma recessão. Pergunta que não quer calar: é crível supor que se cogite de investimento e de criação de empregos quando se pode ganhar muito mais gozando o lazer e vivendo do rentismo derivado de juros escorchantes? Um mérito já se constata: o assunto, da maior importância nacional, ganhou os holofotes da opinião pública, o que não acontecia até então.

O genocídio dos yanomanis

É ponto pacífico que, caso Bolsonaro tivesse sido reeleito, a etnia estaria muito seriamente ameaçada de extinção, no território nacional. Aliás, ante tantas evidências criminosas já conhecidas,  não há nenhuma  dúvida que se configura, no caso, um claro genocídio. Após visita a Roraima, Lula classificou a situação dos indígenas de “desumana”: estabeleceu um Comitê de Coordenação Nacional para fazer frente à situação calamitosa da saúde dos yanomanis e o estado de Emergência em Saúde Pública para combater a falta de assistência sanitária àquele povo indígena.

Política externa

Impressionante verificar como em apenas cerca de mês e meio  de governo e tão somente duas viagens ao exterior, à Argentina e aos EEUU, o Brasil já tenha voltado a assumir, no cenário da política externa e internacional. o papel geopolítico de realce que lhe cabe, cuja falta era sentida pela própria comunidade internacional! O nosso atual presidente, quando no exterior,  não fica mais  conversando apenas com os  garçons (sem desdouro à classe) …

Abraço cordial de

Luiz Philippe da Costa Fernandes

ARTIGOS DE INTERESSE À “RECONSTRUÇÃO … ” Nº 1

“Silvio Almeida exonera militares da Comissão de Anistia, que volta a ter juristas e vítimas da ditadura” – 18 JAN.
“Ex-ministra, Damares … desmontou o colegiado com nomes publicamente hostis a qualquer
iniciativa de reparação ou memória às vítimas da ditadura.”

– “Lula atuou com firmeza diante de ‘insubordinação inadmissível’ de ex-comandante do Exército, diz Gleisi”; – 21  JAN.
O presidente Lula atuou mais uma vez com firmeza para garantir a CF e as prerrogativas de comandante das Forças Armadas.”;

“Lula exonera comandante do Exército em meio à crise de confiança” – 21 JAN.
“Demissão acontece um dia após reportagem do Metrópoles revelar que ex-ajudante de ordens de Bolsonaro operava espécie de caixa 2 no Palácio.”

– “Lula demite coordenadores de saúde indígena em meio à crise dos yanomamis” – 23 JAN.

– “Lula exonera mais nove servidores que foram nomeados por Bolsonaro” – 23 JAN.
“Cinco são militares. Segundo o ministro Rui
Costa, as trocas serão intensificadas a partir de hoje: ‘ainda tem muita gente para sair … .’

“Lula e Fernández assinam declaração conjunta que menciona ‘criar moeda de circulação sul-americana’; – 23 JAN.
“Objetivo é ‘potencializar o comércio e a integração produtiva regional e aumentar a resiliência a choques internacionais’.”

– “Governo dispensa 11 gestores de saúde indígena e 43 chefes regionais e nacionais da Funai” – 24 JAN.
“No sábado, Lula prometeu mudar política nacional e apurar responsabilidades do governo anterior.”

– “O novo Lula dobra apostas em todas as disputas para pôr a bola no seu campo” – 24 JAN.
“Dobrou contra os vândalos, contra os militares, no
anúncio do ‘mecanismo’ comercial do Mercosul e dobrou no caso da Venezuela e Cuba.”
– “‘Bem-vindo de volta ao palco mundial’: revista World Finance estampa Lula na capa e volta do Brasil ao mundo” – 25 JAN.
“Reconstruir o Brasil será um desafio de proporções imensas – mas pode ser apenas a luta para a qual Lula passou toda a sua carreira se preparando’,
diz a revista.”

– “31 ações que marcaram o primeiro mês do novo governo Lula: Socorro ao povo ianomâmi, pagamento do Bolsa Família de R$ 600, retomada das ações de preservação ambiental e diálogo com a classe trabalhadora estão entre as medidas adotadas” – 29 JAN.

– “Lula determina combate ao tráfego aéreo e fluvial de garimpo ilegal no território yanomami” – 30 JAN.
“Via aérea é a principal rota de acesso aos garimpos ilegais; criminosos, inclusive, já sequestraram pistas
de pouso oficiais na região e possuem rotas de tráfego na Venezuela.”
– “Lula segue 'desbolsonarização' do Itamaraty e órgãos públicos e veta 18 indicações de Bolsonaro” – 31 JAN.

– “Para afastar bolsonaristas, Lula demitiu mais de 150 militares do governo” – 03 FEV.
“Governo Lula já demitiu mais de 150 militares de
cargos comissionados Uma marca dos primeiros 30 dias do terceiro mandato do … Lula … foi a de exonerações. São mais de 1.200 servidores demitidos do governo federal desde 1º de janeiro de 2023 [grifo meu]. A maioria ocupava cargos comissionados na gestão de Jair Bolsonaro (PL), sendo ao menos 155 militares … “

-“Lula diz que governo voltará a construir navios e investir na cadeia de óleo e gás no Rio de Janeiro” – 06 FEV.

-“Lula demite indicados por Bolsonaro para o Comitê de Ética Pública.” – 07 FEV.

– “Eletrobrás: a pedido de Lula, AGU questionará itens abusivos da privatização” – 08 FEV.
“Entre as cláusulas … questionadas na Justiça, estão as que forçam o governo a pagar o triplo do valor das ações caso decida, no futuro, retomar o controle da empresa.”

– “Casa Civil confirma incorporação da Abin” – 11 FEV.
“Órgão de inteligência sai da esfera do GSI e passa para o comando do ministério de Rui Costa;”
– “‘Relançar o Minha Casa, Minha Vida também simboliza a reconstrução deste País’, diz Lula” – 14 FEV.
“ … Lula … participa, nesta terça-feira (14), da entrega de 2.745 unidades do programa habitacional no município baiano de Santo Amaro.”