Prezados leitores/amigos,
Devido à queda de Trump, registro, inicialmente minha grande satisfação. O ar no mundo passou a ficar mais respirável! Mas tal satisfação não vai a ponto de considerar que serão alterados os interesses estruturais e geopolíticos dos americanos. Assim, por exemplo, creio que continuem as pressões para que a tecnologia 5G seja deles adquirida. Lembremo-nos que foi no governo democrata Obama que veio a público a espionagem da NSA envolvendo a interceptação de mensagens telefônicas de presidentes de outros países, no Brasil com as da Dilma e, na Alemanha, com as de Angela Merkel, motivo de consideráveis reações diplomáticas, incluindo, pelo lado de nosso País, o cancelamento da visita de Dilma aos EUA e o contundente discurso que fez em sessão de abertura da ONU.
Excepcionalmente, este Desmonte 56 sucede com poucos dias o anterior (em lugar do intervalo médio de 30 dias). Isto se deve ao fato do 55, à feição de um Desmonte temático, ter sido destinado à abordagem exclusiva da “questão militar”.
Cabe recordar ainda aos leitores a diretriz adotada de não incluir nos Desmontes, necessariamente, assuntos que já tenham sido amplamente divulgados pela mídia.
Sugere-se que a leitura ocorra paulatinamente, em função da disponibilidade de tempo e da área de maior interesse de cada um.
Luiz Philippe da Costa Fernandes