nº 67 – Até quando vamos aguentar isto? !!

   Quosque tantem abutere, Catilina patientia nostra?

 

Prezados leitores/amigos,

No Desmonte anterior – intitulado  “É preciso reagir” – , clamamos por uma reação às ações desabridas do capitão-presidente. E a voz foi ouvida! Coincidentemente, ocorreram reações ponderáveis do TSE e do STF. Hoje Bolsonaro já responde a sete inquéritos em ambos Tribunais.

Bolsonaro ora tem sua blindagem assegurada na Câmara pelo poder monocrático de Arthur Lira, que “sentou em cima” dos 115 pedidos de impeachment ainda não analisados. Em tal Casa, ainda conta com a lealdade (instável … ) dos deputados do Centrão. Assim, pelo menos no médio prazo, Bolsonaro não corre risco de impeachment. Mas a blindagem provocou-lhe um desgaste advindo das vultosas verbas concedidas ao Centrão para emendas do interesse eleitoral de seus integrantes  –  no que ficou denominado pejorativamente de tratoraço.  Aliás, a batalha perdida por Bolsonaro com respeito  à  aprovação do voto impresso na Câmara ainda custou ao Erário outros tantos agrados eleitorais que acabaram não tendo resultado prático, mas que ainda mais  enfraqueceram o governo.

O mês de agosto viu agudizarem-se os ataques de Bolsonaro e dos seus às Instituições (ver item 1 do anexo). As ameaças de fechamento do STF e do Congresso tornaram-se mais intensas. O  presidente já insinua com clareza crescente a possibilidade de um golpe. País singular que é, no Brasil da atualidade assistimos o presidente estimular um golpe com data marcada (!).  Tal atentado às instituições foi previsto ocorrer no próximo dia 7,  Dia da Independência mas, função da reação que ocorrer das Instituições e dos setores democráticos do País, ele pode ser adiado para nova data … Até quando vamos continuar aguentando, dia a dia, os atos tresloucados desse aprendiz de ditador? É possível  qualquer país do mundo ter  vida normal   e progredir, em tal ambiente?

Com respeito ao que vai ocorre no dia 7, dividem-se as avaliações. Analistas políticos experientes afirmam que, no máximo, ocorrerão atos de violência isolados, Mas outros julgam possível que venham a ser realizadas  ações desestabilizadoras de maior envergadura. Inclino-me pela primeira possibilidade.

Cabe reconhecer  que, se para a maioria dos brasileiros  a preocupação maior é com a manutenção  dos valores democráticos do País, existem cerca de 50 milhões – número vergonhosamente elevado que engloba os desempregados e os que já desistiram de procurar trabalho – que tem  preocupações ainda mais graves:  assegurar a sobrevivência de cada dia, a comida para sua família (não conseguem comer fuzis …). Após sete anos, o País voltou em 2021 a constar no mapa da fome  (mais de 5% da população considerada faminta).

Como pano de fundo, sem mencionar os quase 600 mil mortos de Covid, pandemia que é fonte de permanente tensão, assinala-se uma inflação que continua a subir, pressionada  pelos aumentos preocupantes  do combustível, dos alimentos básicos , da energia, do botijão de gás… Em tal ambiente perigoso socialmente e que estaria a exigir atuação firme e eficiente do governo não é isso o que se verifica.  A preocupação maior de Bolsonaro, com suas motociatas e inaugurações fajutas parece ser a reeleição e livrar a si e aos seus das ações da Justiça!  Já não é hora de dar um basta  em tal  situação? Sempre deixando claro que não se cogita de nenhuma medida extra-constitucional. Ao contrário, entendemos que é fundamental manter as famosas “quatro linhas do campo!” …..

Como sempre, faz-se mister agradecer as contribuições e  sugestões recebidas e renovar  a indicação  de que o anexo seja lido parceladamente, função do maior interesse de cada assunto.

Aceitem o abraço sempre cordial de 

                                     Luiz Philippe da Costa Fernandes

ARTIGOS SELECIONADOS PARA O DESMONTE Nº  67

1 – “Pilulas de um governo patético!” – [título meu] –   datas diversas.

– “Bolsonaro cita ‘último alerta’ e volta a ameaçar: ‘Sem eleição limpa, não haverá eleição’” – 01 AGO.
“… o ocupante do Palácio do Planalto disse que ele e seus seguidores não irão ‘esperar acontecer para tomar providências’. ‘Sem eleições limpas e democráticas, não haverá eleição’, disse Bolsonaro … em Brasília. …’Nós mais que exigimos, podem ter certeza, juntos, porque vocês são de fato meu Exército — o nosso Exército —, que a vontade popular seja expressada na contagem pública dos votos.’”

Seguem-se abaixo várias “Pílulas” que dão ideia aproximada do grau de virulência com que o presidente ataca a Constituição e os Poderes constituídos.

 – “Bolsonaro será chamado pelo TSE para depor e pode ficar inelegível por atentar contra sistema eleitoral” – 03  AGO.

“TSE vai chamar para depor Jair Bolsonaro, seu ministro da Justiça, e outros participantes de live contrária às urnas eletrônicas. … O objetivo é dar resposta às falas de Jair Bolsonaro, que fez ataques sem prova contra as urnas eletrônicas e ameaçou a realização de eleições.”              

Ótimo  aparecer uma reação, embora tardia.

– “Bolsonaro aparece como diretor em registro de entidade de parceiro do reverendo Amilton fundada na Flórida” – 04  AGO.
“Documento revelado nesta quarta-feira … indica que o Jair Bolsonaro e Roberto Cohen, citado na CPI como parceiro do reverendo Amilton Gomes, foram registrados diretores da ‘Ong Missão Humanitária do Estado Maior das Forças Armadas’, fundada na Flórida, nos EUA, durante a pandemia.”

– “Bolsonaro ameaça agir fora da Constituição, diz jornal” – 05 AGO.
“O presidente Jair Bolsonaro ameaçou nesta quarta-feira (4) agir fora da Constituição, numa reação à inclusão dele, pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no inquérito das fake news, que investiga a disseminação de notícias falsas.”

– “Bolsonaro está claramente seguindo o roteiro de Trump’, avalia Celso Amorim” – 06 AGO.   

“Bolsonaro não tem freios e precisa ser contido, aponta editorial do Estado de S. Paulo” – 06 AGO.
“O desgovernado Bolsonaro só vai parar ao colidir contra o muro das instituições democráticas”, aponta o jornal, que defendeu a ação do ministro Alexandre de Moraes”.        

 Também no dia 6, foi publicado, na “Folha”, editorial na mesma linha.

– “Bolsonaro, que sobe o tom contra as instituições, é alvo de sete inquéritos no STF e TSE” – 06  AGO.

“Os dois inquéritos mais recentes foram abertos esta semana.”

– “Cúpula do Exército apoia reação de Fux e descarta golpe, mas teme cópia de violência como nos EUA” – 06 AGO.
“Generais do Alto-Comando descartam a possibilidade de apoiar um golpe que venha a ser tentado por Jair Bolsonaro, mas temem episódios de violência como os que resultaram na invasão do Capitólio, em janeiro deste ano”.   

  É de esperar-se que o EB tenha,  prontos, planos de reação a ações violentas contra as Instituições, promovidas por policiais militares e por grupos de bolsominions mais inflamados. Infelizmente, a não punição ao gen. Pazuello é fator de incentivo à maciça participação prevista dos policiais militares nas manifestações, embora estejam legalmente  impedidos de fazê-lo (Decreto federal de agosto  de 2002).      

– “Bolsonaro   xinga   Barroso   de  ‘filho  da  puta’    em  vídeo postado  no  Facebook  e  apaga  publicação”  –  07 AGO. 

 Trata-se de declaração pública do atual presidente da   República.. O   que  acrescentar?

“Para inaugurar ponte no AM, Bolsonaro gastou quase o triplo usado na construção” – 10 AGO.
“O governo federal desembolsou R$ 711.795,63 para custear a viagem e o valor utilizado na realização da obra foi R$ 255.174,38”.

– “Ordem golpista para colocar tanques na rua e intimidar Congresso e STF partiu de Bolsonaro” – 10 AGO. 

 A ocasião foi totalmente inoportuna, soando como tentativa de  constranger a Câmara.

– “Puxada por energia elétrica e combustíveis, inflação dispara em julho com maior alta desde 2002” – 11 AGO.
“Enquanto o presidente Jair Bolsonaro … distrai a atenção do país com mentiras e ameaças de impedir eleições em 2022, os índices econômicos, como os da inflação e desemprego, disparam sem que o governo tome qualquer providência. Puxada pelos reajustes da energia elétrica e dos botijões de gás, a inflação acelerou em julho com alta de 0,96%, a maior para o mês desde 2002.”

– “Bolsonaro não cumpre promessa de aceitar decisão da Câmara, ataca TSE e mente sobre votação” – 11 AGO.
“Jair Bolsonaro quebrou compromisso feito ao presidente da Câmara, Arthur Lira, de que iria aceitar o resultado caso a proposta [de voto impresso] fosse derrubada.”               

 Parece-me muita ingenuidade acreditar em qualquer promessa do atual presidente ...

Livro revela que Bolsonaro usou cota parlamentar para pagar lua de mel” – 13 AGO.
“Livro ‘Nas asas da mamata ….’ … aponta que os filhos de Jair Bolsonaro também fizeram viagens com recursos da Câmara”

– “Bolsonaro cita ruptura institucional e anuncia ação contra Moraes e Barroso” – 14 AGO.
‘Todos sabem das consequências, internas e externas, de uma ruptura institucional, a qual não provocamos ou desejamos. De há muito, os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, extrapolam com atos os limites constitucionais’, escreveu o presidente em suas redes sociais”

– “Celso de Mello rebate Heleno e afirma que Artigo 142 não autoriza intervenção militar em nenhum Poder” – 18 AGO.
Celso de Mello coloca o “pingo nos is”. Defender o conceito de um “poder moderador” não contemplado na Constituição é pura e simplesmente buscar dar um toque legal a um golpe que se antevê ou que, pelo menos, é desejado ardentemente por alguns …

– “Bolsonaro abre mais um confronto com o STF ao tentar proibir abertura de inquérito sem aval do MP” – 20  AGO.
“Jair Bolsonaro entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal … nesta quinta-feira, para suspender um artigo do regimento interno da Corte que permite abrir investigações de ofício sem passar pela Procuradoria-Geral da República (PGR) … ”.

  “Bolsonaro mandou caças sobrevoar Praça dos Três Poderes para estilhaçar vidraças do Supremo” – 22 AGO.
“Revelação foi feita pelo ex-ministro da Defesa, Raul Jungmann, e diz que isso motivou a saída dos comandantes militares.”

– “Inquérito da PF sobre organizações criminosas digitais chega a Eduardo Bolsonaro” – 25 AGO.
“De acordo com investigadores, Eduardo Bolsonaro é um dos líderes do ‘núcleo político’ da organização criminosa. O trabalho sigiloso da PF apontou que o parlamentar coordena a interlocução com Steve Bannon, ex-estrategista de Donald Trump.”

– “Venda de ativos da Petrobrás já soma mais de R$ 231 bilhões” –  27 AGO.
“O …  Observatório Social da Petrobrás (OSP) contabiliza a soma de R$ 231,5 bilhões em ativos da estatal brasileira, privatizados entre janeiro de 2015 e julho de 2021 .. Só neste ano, as privatizações somaram R$ 26,86 bilhões. Entre as principais negociações, destacam-se as vendas da fatia da BR a da Refinaria Landulpho Alves, a Rlam e a da Gaspetro. …”

2 – “Petrobrás pagará dividendos bilionários para acionistas, às custas do povo brasileiro– Federação Única dos Petroleiros – 05 AGO.

“Com a venda do patrimônio público e os preços abusivos dos combustíveis, a Petrobrás registrou no segundo trimestre de 2021 lucro líquido de R$ 42,855 bilhões e vai antecipar para os acionistas pagamento de R$ 31,6 bilhões em dividendos. Será a maior distribuição de dividendos já feita pela empresa. …. Os bilhões que estão sendo apropriados pelos acionistas privados – sendo que 40,6% deles estão fora do Brasil – são resultado direto do desmonte do Sistema Petrobrás e dos custos que isso representa no bolso dos consumidores. Segundo levantamento feito pela subseção Dieese que assessora a FUP, só este ano, a empresa já registrou em caixa o equivalente a R$ 14,7 bilhões obtidos com vendas de ativos, concretizadas entre 01 de janeiro e 03 de agosto. Deste montante, R$ 11,6 bilhões foram obtidos com a privatização da BR Distribuidora. Ou seja, só a venda da subsidiária vai bancar mais da metade da primeira parcela da antecipação de dividendo que a Petrobrás pretende pagar aos acionistas … Segundo a empresa … R$ 21 bilhões serão antecipados este mês e a segunda parcela dos dividendos, R$ 10,6 bilhões, será paga em dezembro. ‘A maior empresa nacional, que gerava emprego e renda para o povo brasileiro, se transformou em geradora de dividendos para acionistas. É o resultado do golpe de 2016. Nós sempre alertamos que esse seria o projeto para a Petrobras pós-golpe… Estão seguindo o acordo de Guedes e Castelo Branco com os acionistas de Nova Iorque’, afirma o coordenador da FUP, Deyvid Bacelar. … Além dos ganhos obtidos com as privatizações, o lucro dos acionistas da Petrobrás em 2021 é resultado dos reajustes dos derivados de petróleo baseados no Preço de Paridade de Importação (PPI). Desde o início do ano, a empresa já aumentou em 46% o preço da gasolina nas refinarias, em 40% o do diesel e em 38% o preço do GLP (gás de cozinha). O lucro obtido pela Petrobrás com o aumento das vendas de combustíveis no mercado nacional foi impulsionado, principalmente, pelos preços abusivos pagos pelos brasileiros, o que fez a receita da empresa mais do que dobrar neste segundo trimestre, em comparação ao mesmo período do ano passado. … . O coordenador da FUP lembra que a eleição presidencial de 2022 definirá os rumos do país e da Petrobrás e chama atenção para o que o ex-presidente … Lula  ..  já alertou. ‘O mercado financeiro deveria investir no setor produtivo e não em ganhos especulativos obtidos às custas de um projeto que se alimenta da fome e do desemprego do povo’. Portanto, como bem disse o presidente Lula, quem estiver comprando ativos da Petrobrás a preço de banana deve se preocupar, pois iremos reverter tudo isso’, afirma Deyvid Bacelar.”

Petrobrás pagará dividendos bilionários para acionistas, às custas do povo brasileiro (fup.org.br)

Justifica-se plenamente a ênfase que se atribui à Petrobras nestes Desmontes, haja vista sua importância vital para e economia e o desenvolvimento nacionais.  Ora temos a dolorosa oportunidade de acompanhar, passo a passo, o  esquartejamento da empresa ...

3 – “Demagogia eleitoral de Bolsonaro custou R$ 67 bilhões ao país até agora” – 247 –  09 AGO.

“Medidas propostas para recuperar a popularidade de Bolsonaro, que atingiu os níveis mais baixos, já demandam R$ 67 bilhões dos cofres públicos em 2022. O impacto fiscal deve ser ainda maior nos anos seguintes e vai estourar o Orçamento. Bolsonaro está forçando o aumento de gastos do governo no ano em que tentará a reeleição. Fazem parte da conta itens como a isenção para o diesel no próximo ano, a expansão no Bolsa Família, a reforma tributária e o aumento no funcionalismo. Segundo analistas, estes gastos geram incertezas quanto ao equilíbrio fiscal do país. Pessoas próximas ao ministro da Economia, Paulo Guedes, já admitem que se preocupar neste momento ‘faz sentido’. Os receios se acentuaram nos últimos dias.”

https://www.brasil247.com/brasil/demagogia-eleitoreira-de-bolsonaro-gera-custo-de-r-67-bi-e-pode-estourar-orcamento

Observa-se que, na ocasião do artigo, o problema da estiagem e do provável racionamento de energia elétrica não estavam na ordem do dia. Assim, acentuam-se, e muito,  as dificuldades em manter-se o equilíbrio fiscal.

4  – “Globo chama Aras de ‘negacionista’ e cobra que senadores o tirem da PGR”– 247 – 19 AGO.

“Em editorial publicado nesta quinta-feira (19), o jornal O Globo destaca que senadores ainda vão definir quando será a sabatina do procurador-geral da República, Augusto Aras, …  e afirma que ‘reconduzi-lo exigiria dele postura compatível com o cargo e atitudes condizentes com as exigências do momento. Seu imobilismo demonstra postura negacionista não apenas diante da ciência, mas diante da própria realidade. Acontece justamente quando a democracia brasileira sofre seu maior ataque desde a promulgação da Constituição de 1988, com bombardeios infundados quase diários do presidente. Os alvos são a lisura do processo eleitoral, integrantes do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sem falar em ministros de Estado defendendo abertamente a possibilidade de ruptura institucional’, diz o jornal. ‘A omissão de Aras é falha tão grave que despertou reação de ministros do STF. Ele foi cobrado por Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Rosa Weber e Carmen Lúcia. Um grupo de 27 subprocuradores-gerais tornou público manifesto convocando Aras a agir. Até agora, os pedidos têm sido vãos. É esse o procurador que os senadores querem ver mais dois anos à frente da PGR?’, questiona O Globo”.. 

https://www.brasil247.com/midia/o-globo-em-editorial-com-o-seu-imobilismo-aras-nega-a-realidade-e-reconduzi-lo-a-pgr-exigiria-atitude-compativel-com-o-cargo

Ver também  “Senadores vão ao STF para que Aras seja investigado por prevaricação”. O resultado da votação,  após a sabatina realizada dia 24 p. p., é do conhecimento de todos: conforme previsto,  foi aprovada a  recondução de Aras ao cargo e  por 55 x 10! Tal recondução, por folgada maioria , atende, a meu ver, a razões que escapam ao homem decente comum  e representa uma verdadeira bofetada no processo democrático do País. Como se pode  ter Democracia se o PGR não atua adequadamente, com independência? Ainda no meu entendimento, uma rejeição a Aras no Senado iria representar um claro recado a PGRs futuros que também se aventurassem no caminho da prevaricação: passariam a ter ciência de que suas manobras durariam no máximo dois anos, após o que, com a biografia manchada, não seriam reconduzidos (excusado é acrescentar que o Senado também impediria o acesso-prêmio ao STF, em tais casos.).  Cabe lembrar que o PGR é a única autoridade pública do País cuja decisão não admite nenhum recurso!

5 – “Quem financia o golpe do dia 7”  – The Intercept – 21  AGO.

“Ontem a Polícia Federal amanheceu na porta de uma dezena de bolsonaristas que lideravam um movimento para derrubar ministros do Supremo Tribunal Federal em 7 de setembro. O golpista mais conhecido é o cantor sertanejo … Sérgio Reis. Mas quem está por trás do financiamento da sanha golpista? … Seu aliado mais poderoso é Antonio Galvan, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja, a Aprosoja…. A generosidade dos empresários do agro com o governo federal é recíproca …. Nos últimos dois anos, Bolsonaro mandou mais de R$ 121 milhões para associações, sindicatos rurais e cooperativas ligadas ao agronegócio … . Sem licitação, patrocinou mais de uma dúzia de feiras e eventos do setor … A maior parte dos recursos saiu dos Ministérios da Agricultura, Economia e Defesa. Destaque para o Comando do Exército, que sozinho investiu três vezes mais verbas nessas organizações que a Marinha e a Aeronáutica juntas. … De acordo com a decisão de Moraes, Galvan e os demais líderes do movimento não podem se comunicar entre si nem usar redes sociais. Eles também foram proibidos de chegar a menos de um quilômetro de distância da Praça dos Três Poderes e de participar de eventos em ruas e monumentos do Distrito Federal, mas parece que o respeito às ordens do STF não está na pauta do movimento. O ruralista não se abalou com a visita da Polícia Federal, a PF, e gravou um vídeo nesta última sexta afirmando que ainda é uma liderança do movimento e vai participar dos protestos.

https://theintercept.com/2021/08/21/ruralistas-financiam-manifestacoes-golpistas-7-setembro/

6 – “Bolsonaro é um arruaceiro e seu novo crime não ficará impune, aponta o Estado de S. Paulo”  – 247 – 22 AGO.

“Jornal paulista aponta que o objetivo do pedido de impeachment de Alexandre de Moraes é promover a arruaça no País. … ‘Fiel a seu histórico, Jair Bolsonaro … protocolou na sexta-feira passada um pedido de impeachment do ministro … Alexandre de Moraes. Com o ato drástico, o presidente da República tentou simular fortaleza. No entanto, a realidade é a oposta. Em razão de suas próprias ações e omissões – o pedido de sexta-feira foi mais um entre muitos atos de irresponsabilidade –, Jair Bolsonaro nunca esteve tão fraco e tão isolado’, aponta o jornal Estado de S. Paulo, em seu editorial deste domingo. ‘A rigor, a ameaça de Jair Bolsonaro é pífia. Bem se sabe que o tal pedido não tem como prosperar’, prossegue o editorialista. ‘Para piorar, as mensagens convocando para atos a favor de Jair Bolsonaro no dia 7 de setembro – …  quase sempre apócrifas, mas nunca desmentidas ou rejeitadas pelo presidente da República – são rigorosamente criminosas, incitando a violência contra instituições e autoridades.’ O editorialista também afirma que o novo crime cometido por Bolsonaro não ficará impune. ‘Talvez Jair Bolsonaro veja o inviável e frágil pedido de impeachment … como um gesto de esperteza. Ainda que de maneira torpe, teria agitado as hordas bolsonaristas. Trata-se de um não pequeno engano. A irresponsabilidade de sexta-feira não ficará impune. Ao protocolar a acusação, Jair Bolsonaro conseguiu isolar-se politicamente em grau inédito. Além disso, reiterou uma faceta especialmente nefasta de seu comportamento. Quando se trata de livrar os seus familiares e amigos do alcance da Justiça – afinal, essa é a causa de sua desavença com Alexandre de Moraes –, não tem limites’, escreve”.

https://www.brasil247.com/midia/bolsonaro-e-um-arruaceiro-e-seu-novo-crime-nao-ficara-impune-aponta-o-estado-de-s-paulo?&utm_source=mailerlite&utm_medium=email&utm_campaign=as_principais_noticias_desta_manha_no_brasil_247&utm_term=2021-08-22

Os atos previstos para o dia 7 foram inicialmente propagandeados como um “divisor de águas”, marcando outra espécie de independência, a do presidente, das peias constitucionais legítimas. Mencionou-se, inclusive, a prática de atos de violência incluindo invasão do Congresso e do STF. Aparentemente, ante a reação do STF, tal discurso tende a se se enfraquecer  com o passar dos dias. (E. g. “Lewandowski alerta: Bolsonaro e sua milícia podem cometer crime inafiançável e imprescritível no 7 de setembro”).  Mas tais atos continuam sendo motivo de  preocupação, pois é conhecido o pendor violento dos bolsominion mais fanáticos, mormente quando contarem  com a participação prevista de milicianos e de policiais militares de vários estados, boa parcela  manifestando o intenção de comparecer armada aos eventos.

 

7 – “Popularidade de militares está em queda vertiginosa com Bolsonaro, revela pesquisa” – Carta Capital  –   20 AGO.

A mais recente pesquisa PoderData, divulgada nesta sexta-feira 20 pelo site Poder360, revela uma queda vertiginosa na popularidade dos militares brasileiros. Os dados indicam que mais da metade da população rejeita a participação de fardados no governo e na política de um modo geral. Esta é a primeira vez que o índice ultrapassa os 50% no levantamento.  Ao todo, 52% consideram a presença de representantes das Forças Armadas ocupando cargos políticos ‘ruim’ para o Brasil. O dado representa um aumento de 7 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, de maio deste ano, e de 15 pontos desde o início da pesquisa, em maio de 2020. Entre os que consideram a participação positiva, uma queda de 3 pontos, passando de 35% para 32%. A imagem negativa das Forças Armadas também se ampliou. Ao todo, 29% da população passou a ver militares de forma ruim ou péssima. Em maio, o índice era de apenas 18%. Os que consideram a atuação regular somam 34% e outros 30% têm uma visão positiva. A visão de que a democracia não vai bem também é compartilhada pelos brasileiros e reflete a percepção de episódios recentes envolvendo os fardados. Este é o primeiro levantamento após o desfile de blindados em Brasília.  Segundo a pesquisa, 34% dos entrevistados acreditam que a nossa democracia está funcionando mal, outros 15% apontaram uma visão ainda mais negativa e disseram que a democracia vai muito mal nas últimas semanas. Só 12% indicam que o Brasil vai muito bem. Em maio, este mesmo público somava 14%. Entre quem enxerga que a democracia caminha de forma ‘mais ou menos bem’ também se observa uma queda, 38% ante aos 47% medidos em 2020, Na PoderData foram entrevistados 2.500 pessoas em 433 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.”

https://www.cartacapital.com.br/cartaexpressa/popularidade-de-militares-esta-em-queda-vertiginosa-com-bolsonaro-revela-pesquisa/?utm_source=leiamais.

(   Popularidade de militares está em queda vertiginosa com Bolsonaro, revela pesquisa” Carta Capital – Bing   )

“Pedra cantada” há tempo. É uma lástima os militares terem desbaratado o prestígio que acumularam a partir de 1985,  período em que se  conservaram corretamente à margem da atividade  política. Destaca-se que é a primeira vez que mais da metade da população rejeita militares atuando no governo.  Os dados são preocupantes para eles. Mas como esperar coisa  diferente, após  terem  se engajado tão intimamente com um governo como o do Bolsonaro?            A situação política do  momento reflete uma larga vantagem do Lula na corrida presidencial de 2022.   Caso venha a ser eleito, o que esperar de seu governo  em relação à  atual quantidade excessiva de militares no governo? A opinião de Celso Amorim, ex-ministro de Defesa de Lua e seu conselheiro mais influente para assuntos militares a respeito  consta no artigo  “Forcas Armadas precisam parar de-atender chamados golpistas da elite” 

( https://www.cartacapital.com.br/entrevistas/forcas-armadas-precisam-parar-de-atender-chamados-golpistas-da-elite-diz-celso-amorim/?utm_campaign=novo_layout_newsletter_-_com_webinar_2708_usar_ate_3108&utm_medium=email&utm_source=RD+Station  )

Em resumo, acredita Celso Amorim que o atual acúmulo de cargos por militares não tem cabimento. Defende que os militares no governo fiquem sujeitos a um teto, sem o atual acúmulo de remunerações que ora permite que ele seja excedido. Mas não se cogitaria de uma “limpeza”. Os militares teriam que ir saindo “pontualmente, como aconteceu com o fim do governo militar. Eu fui presidente da Embrafilme, no governo [João] Figueiredo, e tinham muitos militares nos postos, mas eles foram saindo. Agora, tem que ir tirando normalmente. Quem for competente e estiver na reserva fica … “ 

8 – “Privatização dos Correios é ‘péssimo negócio para o Brasil’, avalia Dieese” Getulio Xavier  – Carta Capital – 24 AGO.

“A conclusão da mais recente nota do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Dieese sobre os Correios é de que a privatização é um péssimo negócio. A entidade analisou o projeto de lei em tramitação no Congresso, comparando tendências mundiais e projetando várias consequências negativas para a população caso a operação vá adiante. Do ponto de vista operacional, aponta o estudo, os Correios conseguem atender satisfatoriamente todos os 5.570 municípios brasileiros… O alto nível de satisfação com os serviços encontra evidências no baixo número de reclamações .e em premiações como a ABComm de Inovação Digital, promovida pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em que a empresa foi reconhecida como número um na categoria Logística no e-commerce por dois anos consecutivos…. Pesa também o bom nível de lucratividade registrado pelos Correios nos últimos anos … Outro aspecto destacado … é o fato de que a empresa investiu 6,9 bilhões de reais em modernização entre 2006 e 2020 e não depende de repasses governamentais para operar, custeando-se apenas com receitas próprias. .. ‘Olhando então sobre todos os pontos de vista, operacional ou financeiro, a gente não vê razão para privatizar. …  não restam dúvidas de que seria um péssimo negócio para o Brasil. Afinal os Correios cumprem um papel social com  eficiência, prestam o serviço com qualidade e ainda têm lucratividade. Ou seja, não há razão lógica para a operação’, afirma Maria de Fátima Lage Guerra, … do Dieese. Para a economista, a explicação para o avanço do projeto é puramente ideológica e busca privilegiar entes privados e não o interesse público do Brasil. … [o] setor do comércio eletrônico, [mostra] projeções de crescimentos exponenciais nos próximos anos. “O aumento das receitas provenientes do mercado de encomendas postais já é uma realidade e a empresa tem se mostrado  bastante competitiva nesse mercado … , destaca a nota … Para a economista, há também nesta operação uma inversão de políticas públicas em relação ao restante do mundo. … ‘tivemos várias experiências de privatização ao redor do mundo, mas que ao longo das décadas seguintes deram errado e foram revertidas’, destaca … No caso dos 24 países selecionados neste exercício de comparação, apenas em oito .. há liberalização da concorrência em todos os serviços postais. … em todos os dez países mais populosos ‘os serviços postais universais são prestados por algum ente público, seja empresa pública, seja empresa de economia mista, seja, ainda, outro órgão governamental de natureza não empresarial’ … Já entre os que possuem o maior Produto Interno Bruto … apenas Alemanha e Reino Unido têm empresas privadas operando serviço postal básico. … ‘estamos indo na contramão e abrindo mão de parte da nossa soberania com este modelo’, resume Lage Guerra…. Por fim, a privatização também se mostra um péssimo negócio por extinguir um braço governamental fundamental nas políticas de combate à desigualdade. Um bom exemplo disso, segundo o Dieese, foi a atuação dos Correios na pandemia, garantindo agilidade no transporte de boa parte dos testes e vacinas em todo o Brasil. …”

Privatização dos Correios é ‘péssimo negócio para o Brasil’, avalia Dieese – CartaCapital

Acordo vários economistas, o Brasil ainda é o único país que adota  medidas privatizantes de tal natureza,  resquícios  de um neoliberalismo já moribundo …  O pouco caso com o bem público fica bem patenteado nas palavras recentes da  secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Martha Seillier. Afirma ela  que os Correios serão privatizados por “valorzinho” simbólico: “Vai sobrar um valorzinho, vamos dizer assim, que é o quanto a gente vai pedir no leilão”, afirmou  (!). (“Assessora de Guedes diz que Correios serão privatizados por ‘valorzinho’    simbólico” –  28 AGO). Ante tal descalabro, cabe recordar o desabafo de José  Saramago: “Privatize-se tudo! Para florão e remate de tanto privatizar, privatizem-se os Estados, entregue-se por uma vez a exploração deles a empresas privadas, mediante concurso internacional. Aí se encontra a salvação do mundo…”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *